Debate
O fim do Saque-Aniversário do FGTS
13 de novembro de 2024 08:00
Salão Nobre da Câmara dos Deputados
Palácio do Congresso Nacional, Câmara dos Deputados, Praça dos Três Poderes, Brasília - DF, 70160-900
O Governo deve enviar até o final de novembro um projeto que propõe o fim do saque-aniversário do FGTS e a criação de um crédito consignado privado como alternativa - com exclusividade de operação para a Caixa Econômica Federal. Essa mudança pode impactar profundamente as finanças de milhões de brasileiros que hoje contam com o saque anual do Fundo de Garantia para saldar dívidas e aliviar o orçamento familiar.
Atualmente, as linhas de crédito que antecipam o saque-aniversário são as mais acessíveis do país, com taxas de 1,66% ao mês, em comparação aos 2,76% do crédito consignado. Cerca de 35,5 milhões de brasileiros aderiram ao saque-aniversário, e 73% das pessoas que usam esse crédito destinam os recursos para pagar contas atrasadas.
Com a nova proposta, ao invés de tomarem um dinheiro que já é seu e que não lhes compromete a renda, muitos brasileiros poderão acabar comprometendo ainda mais sua vida financeira com parcelas de um crédito adicional.
Faz sentido?
Venha debater conosco os impactos dessa mudança na vida financeira dos brasileiros e as consequências para a oferta de crédito e liberdade financeira.